quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Intercâmbios Internacionais

International Camp Counselor Program - ICCP ( BR)


Descrição: Programa de intercâmbio através do qual jovens com idade entre 18 e 28 anos são enviados a acampamentos de verão das ACMs (YMCAs) nos Estados Unidos para atuarem como monitores. Os participantes viajam com visto de estudante por meio de um contrato com a ACM brasileira e americana.

Objetivos:
- Treinar líderes com visão internacional
- Selecionar monitores para acampamentos de verão das YMCAs (ACMs americanas)

Período de duração do programa: de Maio a Agosto (datas de viagem a partir de 17 de Maio dependendo do local para o qual o participante for selecionado)

Atividades desenvolvidas: o monitor é responsável por acompanhar e ministrar diversas atividades recreativas e esportivas para grupos de crianças ou adolescentes com idade entre 5 e 17 anos, tais como: esportes radicais (rappel, tirolesa, canoagem, rafting, skiing, escalada, etc.); educação ambiental; atividades aquáticas; salva-vidas; montaria, jogos e dinâmicas grupais, artes, eventos culturais para divulgar a cultura brasileira, dentre outras.

Pré-requisitos:
- Possuir nível de conversação em inglês;
- Ter idade entre 18 e 28 anos;
- Participar de uma entrevista;
- Participar de um treinamento seletivo (veja detalhes abaixo);
- Ter muita disposição e interesse em trabalhar com crianças e atividades recreativas;

Treinamento seletivo:

Período de Outubro a Março.

O treinamento é divido em três etapas, sendo a primeira de seleção dos participantes aptos à viagem*. As outras duas são de treinamento específico para os viajantes. A primeira etapa ocorrerá no período de Outubro a Dezembro. A segunda em Janeiro e Fevereiro e a terceira em Março de acordo com o calendário do programa a ser entregue no primeiro encontro.

*Os participantes eliminados na primeira etapa não poderão prosseguir com o treinamento.

Investimento:

- Inscrição para o programa no valor de 200 reais (divididos em duas parcelas). Este valor deverá ser pago durante a primeira etapa.

- Custo do programa: R$ 800,00 (divididos mensalmente a partir da segunda etapa e destinado apenas aos aprovados na primeira)

- Taxas de visto e passaporte.


International Camp Counselor Program – Regular Placement (ICCP-NY)

Descrição: Programa de intercâmbio através do qual jovens com idade entre 18 e 28 anos são enviados a acampamentos de verão das ACMs (YMCAs) nos Estados Unidos para atuarem como monitores ou em áreas diversas (manutenção, limpeza, administração, etc.).

Período de duração do programa: de Maio a Setembro (datas de viagem a partir de 01 de Maio dependendo da escolha do participante e local para o qual este for locado).

Atividades desenvolvidas: o monitor (camp counselor) é responsável por acompanhar e ministrar diversas atividades recreativas e esportivas para grupos de crianças ou adolescentes com idade entre 5 e 17 anos, tais como: esportes radicais (rappel, tirolesa, canoagem, rafting, skiing, escalada, etc.); educação ambiental; atividades aquáticas; salva-vidas; montaria, jogos e dinâmicas grupais, artes, eventos culturais para divulgar a cultura brasileira, dentre outras. O participante contratado para a posição de support staff poderá atuar nas áreas: limpeza, cozinha, manutenção, administração, etc.

Pré-requisitos:

- Possuir nível de conversação em inglês;
- Ter idade entre 18 e 28 anos;
- Participar de uma entrevista e preencher a documentação necessária (application);

Seleção: Através de entrevista e curriculum (application on-line) preenchido com auxílio da instituição.

Treinamento: ministrado pela coordenação do programa e voluntários da instituição, de caráter informativo, onde o participante será instruído e aprenderá as atividades relevantes á sua atuação como monitor no acampamento. Ocorre em alguns fins de semana no período de Março a Maio.



Investimento:

- Taxa de US$ 100 (Cem dólares) a serem pagos na entrega dos documentos e application preenchida, a qual garantirá a inscrição no programa.
- Taxa do programa de R$ 700 reais parcelados em até 3 vezes. (valor a ser pago a partir da data da resposta da seleção)
- Passagens nacionais e internacionais;
- Taxas de passaporte e visto;

A ACM Minas Gerais, Brasil oferece:

- Orientação para preenchimento da application;
- Documentação e orientação para requerimento de visto;
- Estadia, alimentação e seguro saúde durante o período de trabalho nos EUA;
- Treinamento no Brasil com monitores experientes;
- Aperfeiçoamento do inglês;
- Orientação pré-viagem.
- Certificado de participação no treinamento;
- Carta às Faculdades ou Instituições de ensino, se aprovado, para agilizar o processo de trancamento de matrícula ou adiantamento de provas que acontecem durante o período da viagem;
- Opção de escolha de data de viagem e tipo de acampamento.

A ACM ou acampamento nos EUA oferece:

- Treinamento e certificação em diversas atividades tais como: montaria, tiro ao alvo, arco e flecha, atividades com corda (tirolesa, rappel, arvorismo, etc.), primeiros socorros, salva-vidas, etc.
- Certificado de participação no programa.
- Ajuda de custo no valor de aproximadamente US$ 1300 pelo período total de trabalho (2,5 meses).
- E muito mais...

Inscrições e entrevistas: de 01 de Novembro a Fevereiro.


YOUTH EXCHANGE PROGRAM

Descrição:
O YEP (Youth Exchange Program) é um programa de treinamento e seleção de jovens, com idade entre 14 e 17 anos, que consigam expressar-se na língua inglesa de forma suficiente para participar de atividades culturais e recreativas, tais como: esportes radicais (rappel, tirolesa, canoagem, rafting, skiing, escalada, etc.); atividades aquáticas;montaria; jogos e dinâmicas grupais, artes, eventos culturais, excursões; dentre outras, em sedes da YMCA (Young Men’s Christian Association) nos Estados Unidos da América.

Seleção e Treinamento :
Consiste em encontros aos sábados e alguns domingos com atividades que lhes possibilitem o desenvolvimento de habilidades de liderança e da língua Inglesa (jogos, dinâmicas, músicas, acampamento na Serra do Cipó, excursão para o parque das mangabeiras etc.). Tais encontros serão na ACM Caiçara, situada a Rua Tietê, 292, Caiçara. Nesses encontros há brincadeiras, jogos, dinâmicas, A partir daí um grupo é selecionado para viagem aos EUA com duração de 3 a 4 semanas do mês de Julho.

A ACM oferece:

1) Oportunidade de praticar o inglês durante o treinamento.
2) Uma segunda etapa para treinamento específico antes da viagem, feito por pessoas que já viajaram pelo programa.
3) Oportunidade de convivência com famílias acemistas.
4) Hospedagem e alimentação durante a estadia na cidade americana.
5) Carta de participação para a obtenção do visto.
6) Orientação antes da partida e acompanhamento pela coordenadora geral durante todo o processo até retorno do jovem ao Brasil.
7) Líderes capacitados e maiores de 18 anos para o treinamento e principalmente para acompanhar o grupo durante a viagem.
Investimento

Investimento no valor de R$350,00 (trezentos e cinqüenta reais) destinados ao treinamento e uma taxa de R$38,00* (trinta e oito reais) referente ao agendamento de visto.


Onde os intercambistas ficam hospedados?

Em casas de famílias sócias da ACM americana (YMCA) e/ou acampamentos da ACM.


Quais serão os gastos dos selecionados para a viagem?

1) Seguro saúde que cubra o período da viagem.
2) Passagem de ida e volta BHZ / EUA (local a ser determinado) / BHZ.
3) Despesas para obtenção e visto;
4) Gastos pessoais do participante;
5) Rateio da passagem de ida e volta do líder (maior de 18 anos) que acompanhará o grupo.


Inscrições: De Novembro a Fevereiro.


Contatos para informações e agendamento de entrevistas: Departamento Internacional (Av. Álvares Cabral, 217- 4º andar- centro – Belo Horizonte) - Tels.: 32245056 ou mailto:internacional@acmmg.org/